quarta-feira, 13 de março de 2019

Pinalia amica (Syn. Eria amica)

A Pinalia amica (Syn. Eria amica) é uma planta de pequeno porte, formada por pseudobulbos cilíndricos a ovoides e com uma a três folhas apicais, linear lanceoladas. Normalmente floresce no final do Inverno e ou início da Primavera. As suas inflorescências surgem a partir das laterais superiores dos pseudobulbos, sendo relativamente longas, geralmente compostas por cinco ou mais flores pequenas (1,5 cm), de formas e coloridos ricamente distintos, muitas vezes perfumadas.

Família: Orchidaceae           Género: Pinalia             Espécie: amica

Habitat natural: Desenvolve-se como planta epífita, vegetando sobre troncos de árvores, velhos e cobertos de musgo, em florestas nubladas e maioritariamente compostas por espécies de folha persistente, em zonas montanhosas, situadas entre os 600 e os 2200 metros de altitude. É nativa da China (Himalaias), de uma parte da Índia (Assam e Sikkim), do Butão, Nepal, Birmânia, Camboja, Vietname, Taiwan, Tailândia e Laos. 





Cultivo: É cultivada todo o ano na estufa fria, onde, por vezes, as temperaturas podem chegar perto dos zero graus. Utilizo um vaso pequeno e um substrato composto por casca de pinheiro média e argila expandida. 
O ambiente de cultivo é sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa do ar.
Rego de forma de forma a manter o substrato ligeiramente húmido, devendo secar por um curto período de tempo entre regas. Estas devem ser mais frequentes nas estações mais quentes e secas do ano e bastante espaçadas durante o Inverno.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água a aplicar). Durante a segunda metade do Outono e no Inverno deixo de fertilizar.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/eriaamica.htm

https://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=156193

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Sem comentários:

Enviar um comentário