segunda-feira, 25 de março de 2019

Dendrobium pendulum

O Dendrobium pendulum é uma espécie de médio porte que possui pseudobulbos pendentes ou semi pendentes caraterizados pelos seus nódulos inchados, quando estes se encontram já bem amadurecidos, com várias folhas lanceoladas e decíduas. As suas inflorescências são curtas, surgindo a partir das axilas, geralmente com 1 a 2/3 flores cada uma e suavemente perfumadas.

Família: Orchidaceae           Género: Dendrobium          Espécie: pendulum

Habitat natural: Esta é uma planta que se desenvolve de forma epífita, por vezes como litófila, sobre troncos de árvores, em florestas abertas e expostos ao sol. Os seus habitats  situam-se entre os 700 e os 1600 metros de altitude, em países como a China, a Índia, o Bangladesh, a Tailândia o Vietname, a Birmânia e o Laos. 




Cultivo: Está todo o ano na estufa temperada, em local com boa luminosidade, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa do ar. Utilizo um vaso pequeno, suspenso, com um substrato composto por casca de pinheiro grossa e argila expandida. Tenho ainda uma outra planta, desta espécie, montada em placa de cortiça, apresentando esta também bom desenvolvimento e floração.
As regas devem ser regulares na fase de crescimento e amadurecimento dos novos pseudobulbos, que coincide com as estações mais quentes e secas do ano, mantendo a planta sempre bem hidratada, mas nunca encharcada. Durante o Inverno requer um prolongado período de descanso hídrico, evitando ao máximo o número de regas. Se o tempo for frio e chuvoso não devem ser feitas quaisquer regas. Também é importante proporcionar um considerável diferencial térmico entre o dia e anoite.
Na fase de desenvolvimento da planta aplico uma a duas fertilizações semanais (Akerne Rain Mix), sempre com doses pouco concentradas, apenas metade da dose indicada por cada litro de água. Durante o Inverno suspendo totalmente as fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/denpendulum.htm

https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

2 comentários:

  1. Estou tentando cultivar uma pequena planta, com alguns bulbos apenas.
    Ela está fixada em uma placa de xaxim, mas não está desenvolvendo bem. Estou precisando de mais informações para conseguir êxito no desenvolvimento dessa planta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderá encontrar algumas sugestões no texto que escrevi acima, sobre esta espécie.

      Eliminar