quinta-feira, 21 de março de 2019

Mediocalcar bifolium

O Mediocalcar bifolium é uma espécie miniatura, de pequeníssimos pseudobulbos ovoides, com folhas apicais, ovado lanceoladas. As suas inflorescências solitárias são relativamente longas, formando um bonito contraste de branco e vermelho, podendo surgir em qualquer altura do ano.

Família: Orchidaceae          Género: Mediocalcar        Espécie: bifolium

Habitat natural: Esta espécie, que se pode manifestar de forma epífita ou litófila, vegeta em árvores ou sobre rochas cobertas de musgo, sendo nativa da Nova Guiné, das Ilhas Salomão e de Vanuatu. Desenvolve-se em florestas montanhosas de elevada altitude, entre os 1800 e os 2600 metros.





Cultivo: A minha planta está todo o ano nas estufa temperada, podendo também ser cultivada em estufa fria ou em outros locais com baixas temperaturas. O ambiente de cultivo deve ser bem ventilado, ligeiramente sombreado e com  uma boa humidade relativa do ar.
Está num pequeno vaso (8 cm de diâmetro), em substrato composto maioritariamente por casca de pinheiro média, alguma argila expandida e perlite.
Deve regar-se com alguma frequência, de forma a manter o substrato sempre ligeiramente húmido, regando também as raízes aéreas. Contudo, no Inverno devem espaçar-se mais os períodos entre regas.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana. Aplico apenas metade da dose indicada no rótulo para cada litro de água. Como faço na generalidade das orquídeas, deixo de fertilizar durante o Inverno. 

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/mediobilfolium.htm

https://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=123214

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

4 comentários:

  1. Bom dia gostei muito desta orquídea onde a comprou? Gostava de ter uma Obrigado
    Elsa
    elsaimartins@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Elsa, eu comprei esta espécie pela Internet, num site alemão. É este: https://www.orchideenwlodarczyk.de/shop/catalog/index.php

      Eliminar