quarta-feira, 6 de março de 2019

Isabelia violacea (syn. Sophronitella violacea)

A Isabelia violacea é, normalmente, mais conhecida nos meios orquidófilos como Sophronitella violacea. É uma espécie de pequeno porte, com pseudobulbos fusiformes, densamente agrupados, com folhas apicais coriáceas e linear lanceoladas. As suas inflorescências são curtas e compostas por 1 a 4 flores, que podem não abrir simultaneamente, ricamente coloridas e com cerca de 4 cm de dimensão.

Família: Orchidaceae         Género: Isabelia         Espécie: violacea

Habitat natural: Esta é uma espécie que se desenvolve de forma epífita, em alguns casos como litófila, de crescimento rastejante, sendo nativa das florestas montanhosas e húmidas do leste do Brasil.




Cultivo: É cultivada montada numa pequena placa de cortiça, estando todo o ano na estufa temperada, com mínimas noturnas de 12 graus e máximas de 33 a 34 graus. Contudo, penso que suporta temperaturas mínimas um pouco mais baixas (8 a 10 graus). O ambiente é ligeiramente sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa do ar.
Rego quase diariamente nas estações mais quentes e secas do ano, reduzindo drasticamente o número de regas durante o Inverno, sendo, neste período,  apenas as necessárias para manter a planta hidratada.
Utilizo o fertilizante Akerne Rain Mix, aplicado uma a duas vezes por semana, desde o início do aparecimento dos pseudobulbos até à sua maturidade, sempre em doses de baixa concentração (metade da dose indicada para cada litro de água). A partir da segunda metade do Outono, até finais de Fevereiro, suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/sophviolacea.htm

https://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=249988

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

4 comentários: