O Bulbophyllum bolsteri é mais uma belíssima miniatura deste magnífico género com cerca de, mais ou menos, 2200 espécies naturais. Apresenta pseudobulbos ovalados, lateralmente sulcados, com uma única folha apical, elíptica lanceolada e coriácea. As suas inflorescências são compostas por uma única flor, que se sobressai bem acima da planta, tendo a particularidade de apenas se manter aberta no final da noite e primeira parte da manhã (até cerca das 9/10 horas), mantendo-se totalmente fechada durante o resto do dia e a primeira metade da noite.
Família: Orchidaceae Género: Bulbophyllum Espécie: bolsteri
Habitat natural: Esta é uma espécie oriunda das Filipinas, onde se pode desenvolver como planta epífita, crescendo através de rizomas rastejantes, geralmente sobre os galhos das árvores, em locais/florestas de baixa e média altitude.
Cultivo: É cultivada durante todo o ano na estufa aquecida, onde as temperaturas mínimas se mantêm sempre acima dos 10 a 12 graus. O local de cultivo é sombreado, bem ventilado e com alto teor de humidade relativa.
Está montada numa pequena placa de cortiça, sendo regada diariamente nas estações mais quentes e secas do ano e mais espaçadamente no Inverno. Para quem cultiva em vaso as regas poderão ser menos regulares.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração, nunca aplicando mais de metade dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água. Durante o Inverno deixo de fertilizar.
Referências bibliográficas:
http://orchidspecies.com/bulbbolsteri.htm
https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do
https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
Sem comentários:
Enviar um comentário