O Dendrobium trinervium é uma planta miniatura, de pseudobulbos cilíndricos e carnudos, com diversas folhas ovaladas lanceoladas. As suas inflorescências são curtas, com flores brancas esverdeadas e finamente maculadas de vermelho escuro na parte central do labelo, podendo estas atingir os cerca de 2 cm de dimensão.
Família: Orchidaceae Género: Dendrobium Espécie: trinervium
Habitat natural: Esta é uma espécie nativa de florestas abertas de baixa altitude, desde o nível do mar até cerca dos 100 metros, quentes e húmidas, da Tailândia e da península da Malásia.
Cultivo: Esta é uma espécie exigente em temperaturas, cujas mínimas, mesmo durante o Inverno, nunca deverão descer abaixo dos 13 a 14 graus. É cultivada montada numa pequena placa de madeira, em local sombreado, mas com excelente luminosidade, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa do ar.
Nas estações mais quentes e secas do ano devemos regar quase diariamente, reduzindo drasticamente durante o Inverno. Para quem cultiva em vaso as regas deverão ser mais espaçadas.
Fertilizo uma a duas vezes por semana com o Akerne Rain Mix, sempre com doses de baixa concentração (metade ou menos de metade da dose indicada pelo fornecedor por cada litro de água). Durante o Inverno suspendo as fertilizações.
Referências bibliográficas:
http://orchidspecies.com/dentrinervium.htm
https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do
https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
Sem comentários:
Enviar um comentário