quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Cattleya labiata var. roxo-bispo 'Urbano'

A Cattleya labiata var. roxo-bispo 'Urbano' é uma belíssima e rara variedade desta magnífica espécie, encontrada há cerca de oitenta anos, no seu estado natural. Na altura foram encontradas muito poucas plantas, desta variante,  nas matas do Estado de Pernambuco, no Brasil. Carateriza-se essencialmente pela boa forma das suas flores e ainda pelas cores pouco comuns e delicadas. É uma planta de médio porte, unifoliada, de pseudobulbos ligeiramente achatados, que floresce no final do Verão e Outono.

Família: Orchidaceae    Género: Cattleya    Espécie: labiata   var. roxo-bispo 'Urbano'

Habitat natural: Planta que apresenta uma forma de desenvolvimento epífito, que se manifesta em habitas de baixa a média altitude, quentes e húmidos, entre os 600 e os 900 metros, nalguns locais do nordeste do Brasil. 




Cultivo: Cultivo em vaso médio, utilizando um substrato composto maioritariamente por casca de pinheiro grossa e cerca de 30% de argila expandida.
Está todo o ano na estufa aquecida, onde as temperaturas, mesmo em pleno Inverno, nunca descem abaixo dos 12 a 14 graus. O ambiente é ligeiramente sombreado mas com excelente luminosidade, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa do ar.
Na fase de desenvolvimento dos novos pseudobulbos manter os substrato ligeiramente húmido, sendo conveniente secar um pouco entre regas. No Inverno regar o menos possível, não deixando contudo desidratar a planta.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (cerca de metade da dose indicada pelo fornecedor, para cada litro de água). Durante a parte final do Outono e durante o Inverno deixo de fertilizar.

Referências bibliográficas:

Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

World Checklist of Selected Plant Families

6 comentários: