segunda-feira, 7 de maio de 2018

Dendrobium fimbriatum var. oculatum

Dendrobium fimbriatum var. oculatum é uma belíssima espécie deste tão diversificado género. É uma planta de grande porte, de pseudobulbos finos e alongados, podendo atingir mais de um metro e meio de altura. As suas inflorescências surgem, geralmente, nos pseudobulbos mais velhos, já sem folhas.

Família: Orchidaceae      Género: Dendrobium      Espécie: fimbriatum     var. oculatum

Habitat natural: Espécie que se desenvolve de forma epífita, litófila ou terrestre, em florestas húmidas, mistas e de coníferas, em altitudes que podem oscilar entre os 800 e os 2400 metros. É oriunda de uma vasta zona da Ásia, de países como a China, Bangladesh, Índia, Nepal, Butão, Birmânia, Tailândia, Malásia, Laos e Vietname.




Cultivo: É uma espécie ideal para ambiente temperado/frio. Está cultivada num vaso médio, em casca de pinheiro média e argila expandida. O ambiente possui boa luminosidade, boa ventilação e elevado teor de humidade do ar (quase sempre acima dos 50 a 60%).
Desde que utilizado um substrato que garanta uma boa drenagem, as regas devem ser frequentes e abundantes durante a fase de desenvolvimento dos novos pseudobulbos, até à sua completa maturação. A partir daí reduzir substancialmente. Necessita de choque térmico (diferença considerável de temperatura entre o dia e a noite) e de stress hídrico (cerca de dois meses sem rega no Inverno), para poder florir regularmente.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses pouco concentradas (cerca de metade da dose indicada, por cada litro de água). Durante o Inverno suspendo as fertilizações.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

http://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=57763

4 comentários:

  1. Boa tarde Prof. Américo, antes de mais parabéns pelo seu blog. Já à muito tempo que sou sua seguidora mas só hoje tomei coragem escrever uma mensagem. Gostava de saber onde adquire as suas orquídeas, tenho muita dificuldade na aquisição, sou da zona de Aveiro e os hortos disponíveis são Ovar e Mealhada.Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Boa tarde! Obrigado pelo comentário. A maioria das minhas orquídeas são compradas pela Internet a cultivadores europeus e em exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro. Sempre ao dispor. Américo

      Eliminar
  2. Gostaria de saber qual a diferença entre o dendrobium fimbriatum (comum) do D. fimbriatum, variedade oculatum?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Dendrobium fimbriatum tem a flor toda amarela, enquanto o Dendrobium fimbriatum v. oculatum tem uma mácula castanha no centro do labelo, a fazer lembrar um "olho".

      Eliminar