terça-feira, 22 de maio de 2018

Coelogyne taronensis

A Coelogyne taronensis é uma das plantas mais pequenas deste género asiático, onde se destaca uma haste floral composta, geralmente, por 1 a 3 flores, de forma, textura e cores irrepreensíveis. É uma espécie muito rara, proveniente de um habitat muito restrito, ideal para ser cultivada em climas frios.

Família: Orchidaceae         Género: Coelogyne        Espécie: taronensis

Habitat natural: Desenvolve-se como planta epífita, sobre as árvores de florestas subtropicais, de folha persistente, em locais sombreados e em altitudes que podem oscilar entre os 2400 e os 3500 metros. É nativa da parte ocidental da província Chinesa de Yunnan.




Cultivo: É cultivada na estufa fria todo o ano, onde as temperaturas  durante a noite podem chegar aos zero gaus. O local de cultivo é sempre sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade do ar.
Está num vaso com cerca de 10 cm de diâmetro, em substrato composto por casca de pinheiro média e argila expandida. O substrato deve garantir uma rápida drenagem da água das regas.
Rego abundantemente, 3 a 4 vezes por semana, nas estações mais quentes e secas do ano. O substrato não deve manter-se encharcado, mas também nunca deve secar completamente entre regas. No Inverno rego apenas o necessário para manter a planta com as raízes ligeiramente húmidas.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, com doses de baixa concentração (cerca de metade da dose indicada nas instruções, pelo fornecedor). Durante o Inverno deixo de fertilizar, retomando no início da Primavera.

2 comentários:

  1. Beautiful,gostei.
    A questão das baixas temperaturas aplicasse às Coelogyne em geral?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Francisco Diniz! Há espécies deste género que adoram o frio (Ex: C. taronensis, C. tomentosa, C. cristata, C. fimbriata, C. corymbosa, C. mooreana, C nitida...), Como há Coelogyne para ambientes temperados/quentes (Ex: C. mayeriana, C. pulverola, C. rochusseni, C. rumphii, C. swaniana, C. lawrenceana...), falando de algumas das espécies mais conhecidas comercialmente.

      Eliminar