sexta-feira, 30 de junho de 2017

Vanda roeblingiana

A Vanda roeblingiana é uma espécie de médio porte, fácil de acomodar e de cultivar. É uma planta de crescimento monopodial, com folhas dispostas alternadamente ao longo do caule, recurvadas e lineares oblongas, algo coriáceas. As inflorescências são longas, podendo conter entre 6 a 15 flores de longa duração, algo perfumadas e que se destacam pelas suas formas pouco comuns e exóticas.

Família: Orchidaceae         Género: Vanda         Espécie: roeblingiana

Habitat natural: É uma espécie epífita, que se desenvolve sobre as árvores de médio porte, nas florestas montanhosas e sombrias, em locais acima dos 1500 metros de altitude, na península da Malásia e nas Filipinas.






Cultivo: sendo uma espécie de habitats de altitude, tolera algum frio do nosso Inverno, sem estar exposta a geadas ou temperaturas demasiado baixas.
Esta minha planta é cultivada na estufa temperada, onde as temperaturas, por vezes, descem até aos 10 graus. O ambiente de cultivo é bem sombreado, bem ventilado e com elevado grau de humidade. Está num pequeno cesto de madeira, suspenso, com um substrato à base de casca de pinheiro grossa e argila expandida.
As regas são efetuadas com muita frequência na Primavera, no Verão e parte do Outono, de forma a manter humidade nas raízes, sendo estas bastante mais espaçadas durante o resto do ano.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, com doses de baixa concentração (metade da dose para cada litro de água), duas a três vezes por semana. É sempre preferível aumentar ao número de aplicações e reduzir bastante a concentração do adubo. Durante o Inverno deixo de fertilizar.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. Thank you for showing this beautiful vanda, unusual color and multitude of flowers - perfect!

    ResponderEliminar
  2. Adoro esta vanda. Uma cor apelativa e um labelo espetacular. Parabéns pelo cultivo. Abraço

    ResponderEliminar