quarta-feira, 28 de junho de 2017

Cattleya purpurata var. 'coerulea'

Cattleya purpurata estava, até há bem pouco tempo atrás, integrada no género Laelia. Apesar de controverso para alguns orquidófilos, na sequência de uma recente revisão taxonómica, esta e muitas outras passaram a fazer parte do género Cattleya, que, desta forma, passou a estar mais enriquecido e mais alargado. Polémicas à parte, é uma planta magnífica, com florações excecionais e perfumadas. É uma espécie que apresenta uma grande variabilidade nas cores e padrões, como é o caso desta variedade coerulea, o que torna ainda mais apetecível o seu cultivo.

Família: Orchidaceae      Género:Cattleya     Espécie: purpurata    var. coerulea

Habitat de origem: Espécie epífita, de médio a grande porte, encontrada nas encostas das florestas de algumas regiões do Brasil.




Cultivo: Pode ser cultivada em ambientes temperados, podendo mesmo, em algumas regiões mais amenas do nosso país, estar no exterior o ano todo.
Esta minha planta é cultivada na estufa fria todo o ano, onde as temperaturas em pleno Inverno descem, por vezes, até perto dos zero graus.
Gosta de muita luz, podendo mesmo suportar sol direto. Devemos contudo evitar a exposição nas horas de maior incidência solar. Utilizo vaso médio (10 a 15 cm de diâmetro), com substrato para epífitas de grossa granulometria, à base de casca de pinheiro e argila expandida.
Mantenho-a num ambiente bem ventilado e com elevado teor de humidade, aplicando regas   regulares nas estações mais quentes e secas, reduzindo bastante no Inverno.
Fertilizo duas a  três vezes por semana, com o Akerne Rain Mix, aplicando apenas metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água. No Inverno suspendo as fertilizações.

2 comentários: