A Cattleya purpurata estava, até há bem pouco tempo atrás, integrada no género Laelia. Apesar de controverso para alguns orquidófilos, na sequência de uma recente revisão taxonómica, esta e muitas outras passaram a fazer parte do género Cattleya, que, desta forma, passou a estar mais enriquecido e mais alargado. Polémicas à parte, é uma planta magnífica, com florações excecionais e perfumadas. É uma espécie que apresenta uma grande variabilidade nas cores e padrões, como é o caso desta variedade coerulea, o que torna ainda mais apetecível o seu cultivo.
Família: Orchidaceae Género:Cattleya Espécie: purpurata var. coerulea
Habitat de origem: Espécie epífita, de médio a grande porte, encontrada nas encostas das florestas de algumas regiões do Brasil.
Cultivo: Pode ser cultivada em ambientes temperados, podendo mesmo, em algumas regiões mais amenas do nosso país, estar no exterior o ano todo.
Esta minha planta é cultivada na estufa fria todo o ano, onde as temperaturas em pleno Inverno descem, por vezes, até perto dos zero graus.
Gosta de muita luz, podendo mesmo suportar sol direto. Devemos contudo evitar a exposição nas horas de maior incidência solar. Utilizo vaso médio (10 a 15 cm de diâmetro), com substrato para epífitas de grossa granulometria, à base de casca de pinheiro e argila expandida.
Mantenho-a num ambiente bem ventilado e com elevado teor de humidade, aplicando regas regulares nas estações mais quentes e secas, reduzindo bastante no Inverno.
Fertilizo duas a três vezes por semana, com o Akerne Rain Mix, aplicando apenas metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água. No Inverno suspendo as fertilizações.
It's such a beauty, thank you for featuring this special orchid
ResponderEliminarMany thanks Klara!
Eliminar