segunda-feira, 12 de junho de 2017

Cattleya briegeri

Esta tem sido uma época fantástica para as Cattleya rupícolas, tendo esta espécie florido pela primeira vez. A Cattleya briegeri é uma planta de pequeno porte, com pseudobulbos cilíndricos e suportando cada um apenas uma folha ovalada-lanceolada e coriácea. As hastes florais sobressaem-se muito acima do resto da planta e podem possuir um número variável de flores amarelo vivo e com uma mácula vermelha no hipoquilo.

Família: Orchidaceae          Género: Cattleya          Espécie: briegeri




Habitat natural: Habita sobre as rochas, em  pequenas fissuras e ou fendas, em espaços abertos, apanhando sol durante uma boa parte do dia. É nativa de zonas montanhosas, à volta dos 1400 metros de altitude, do Brasil.

Cultivo: Tal como todas as outras rupícolas, esta também está cultivada num pequeno vaso (cerca de 8 a 10 cm de diâmetro), num substrato composto maioritariamente por uma mistura à base de pequenos bocados de rocha granítica e de rocha com alto teor de ferro, alguma argila expandida e alguma casca de pinheiro grossa.
O ambiente é  temperado, com elevado grau de humidade, bem ventilado e com excelente luminosidade, apanhando algum sol direto a partir do meio da tarde.
Rego com alguma frequência durantes as estações mais quentes e secas, deixando contudo secar entre regas. Respeito um acentuado período de descanso durante o Inverno, deixando de regar quase totalmente, nessa estação do ano.
Aplico o fertilizante Akerne Rain Mix em quase todas as regas, sempre com doses de baixa concentração (adiciono apenas metade ou menos de metade da dose indicada pelo fornecedor) e deixo de fertilizar durante o Inverno.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários:

  1. Olá Américo
    Que haste comprida, deve demorar para florir, adorei a cor é as minhas preferidas amarelas.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Simone, a floração é algo demorada, mas muito bonita. Esta cor também é das minhas preferidas, nas plantas.
      Um abraço

      Eliminar