A Cattleya reginae é mais uma espécie das Cattleya que, até há bem pouco tempo, integrava o género Laelia, sendo então designada como Laelia reginae e pertencendo ao grupo das tão conhecidas e difundidas rupícolas do Brasil. As recentes alterações taxonómicas, fundamentadas em estudos de ADN, provocaram diversas alterações/mudanças em diversos géneros, ou mesmo, em alguns casos, deram origem a novas designações.
Esta é uma planta miniatura, uma das mais pequenas de todas as Cattleya, não ultrapassando muito os 15 cm de envergadura, quando florida. É unifoliada, apresenta pseudobulbos curtos e cónicos, encimados por folhas lanceoladas, eretas e carnudas. As suas inflorescências destacam-se bem acima da planta. Adapta-se bem a climas frios, podendo ser cultivada num vasto leque de ambientes.
Família: Orchidaceae Género: Cattleya Espécie: reginae
Habitat natural: Espécie rupícola, proveniente dos Estados de Minas Gerais e Belo Horizonte, no Brasil. Desenvolve-se nas saliências da pedras, em espaços abertos, em zonas montanhosas que podem oscilar entre os 1200 e os 2000 metros de altitude.
Cultivo: Esta planta está todo o ano na minha estufa temperada (podendo também ser cultivada num ambiente mais frio), em local com ótima luminosidade, recebendo sol durante uma parte do dia (fim da tarde). O meio é bem arejado e com bom grau de humidade.
O vaso tem cerca de 8 cm de diâmetro e utilizo um substrato com cerca de 60% de pequenos bocados de granito azul (2 a 3 cm), 25% de argila expandida e 15% de casca de pinheiro média. Se possível, adicionar alguns bocados de pedra com elevada percentagem de ferro. As percentagens são apenas como indicativo.
Rego com regularidade durante a Primavera e o Verão, de forma a manter um bom grau de humidade, sendo necessário, contudo, deixar um período de seca entre as regas. No Inverno regar apenas esporadicamente, se o tempo se mantiver seco.
Aplico o fertilizante Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (cerca de metade da dose indicada pelo fornecedor). No Inverno suspendo as fertilizações.
Excelente floração. Boas fotos. Há muito que não passava pelo seu blog. Gosto da apresentação. Abraço
ResponderEliminarObrigado José. Passe sempre. Um abraço.
Eliminar