quinta-feira, 1 de junho de 2017

Cattleya reginae

A Cattleya reginae é  mais uma espécie das Cattleya que, até há bem pouco tempo, integrava o género Laelia, sendo então designada como Laelia reginae e pertencendo ao grupo das tão conhecidas e difundidas rupícolas do Brasil. As recentes alterações taxonómicas, fundamentadas em estudos de ADN, provocaram diversas alterações/mudanças em diversos géneros, ou mesmo, em alguns casos, deram origem a novas designações.
Esta é uma planta miniatura, uma das mais pequenas de todas as Cattleya, não ultrapassando muito os 15 cm de envergadura, quando florida. É unifoliada, apresenta  pseudobulbos curtos e cónicos, encimados por folhas lanceoladas, eretas e carnudas. As suas inflorescências destacam-se bem acima da planta. Adapta-se bem a climas frios, podendo ser cultivada num vasto leque de ambientes.

Família: Orchidaceae        Género: Cattleya         Espécie: reginae




Habitat natural: Espécie rupícola, proveniente dos Estados de Minas Gerais e Belo Horizonte, no Brasil. Desenvolve-se nas saliências da pedras, em espaços abertos, em zonas montanhosas que podem oscilar entre os 1200 e os 2000 metros de altitude.

Cultivo: Esta planta está todo o ano na minha estufa temperada (podendo também ser cultivada num ambiente mais frio), em local com ótima luminosidade, recebendo sol durante uma parte do dia (fim da tarde). O meio é bem arejado e com bom grau de humidade.
O vaso tem cerca de 8 cm de diâmetro e utilizo um substrato com cerca de 60% de pequenos bocados de granito azul (2 a 3 cm), 25% de argila expandida e 15% de casca de pinheiro média. Se possível, adicionar alguns bocados de pedra com elevada percentagem de ferro. As percentagens são apenas como indicativo.
Rego com regularidade durante a Primavera e o Verão, de forma a manter um bom grau de humidade, sendo necessário, contudo, deixar um período de seca entre as regas. No Inverno regar apenas esporadicamente, se o tempo se mantiver seco.
Aplico o fertilizante Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (cerca de metade da dose indicada pelo fornecedor). No Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários:

  1. Excelente floração. Boas fotos. Há muito que não passava pelo seu blog. Gosto da apresentação. Abraço

    ResponderEliminar