quarta-feira, 12 de abril de 2017

Maxillaria miniata





A Maxillaria miniata é um planta de grande porte com flores miniatura, mas de pormenores deliciosos e delicados. Demorou a adaptar-se ao meu ambiente e esperei alguns anos até poder ver esta primeira floração que, embora tímida, demonstrou claramente ser mais uma joia da natureza.

Família: Orchidaceae         Género: Maxillaria        Espécie: miniata

Habitat natural: Esta é uma espécie que se desenvolve preferencialmente de forma epífita, podendo também manifestar-se como planta terrestre, crescendo sobre o húmus das florestas. É proveniente de habitats de altitudes elevadas, normalmente entre os 2000 e os 2800 metros, esporadicamente em locais ligeiramente mais baixos, podendo ser observada na Venezuela, no Brasil, no Equador e na Colômbia.

Cultivo: Esta é mais uma Maxillaria ideal para ambientes frios. A minha planta é cultivada todo o ano na estufa fria, onde as temperaturas descem até próximo dos zero graus. De evitar, contudo, situações de geadas. O ambiente é sombreado o ano todo, com bom grau de humidade e excelente ventilação.
O vaso utilizado tem cerca de 15 cm de diâmetro e com um substrato composto por uma mistura para epífitas (casca de pinheiro média, argila expandida e perlite).
Rego o necessário de forma a manter o substrato sempre húmido. Evitar situações de seca prolongada (mais de 1 a 2 dias), sobretudo nas estações mais quentes e secas.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, duas vezes por semana,  sempre com doses de baixa concentração (cerca de metade da dose indicada pelo fornecedor). Como faço com a generalidade das orquídeas, durante o Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

5 comentários:

  1. Thank you for featuring this beautiful orchid

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante essas flores, detalhe bonito é a mácula vermelha! Parabéns, abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente, a mácula vermelha realça toda a sua beleza. Obrigado pela visita.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Boa tarde ! Voce sabe onde encontro essa planta para comprar ? Nao encontro em lugar nenhum. Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe, esta eu comprei na Holanda a https://www.orchidwubben.com/.

      Eliminar