segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Masdevallia ignea





A Masdevallia ignea apresenta folhas semi-eretas e coriáceas, de forma oblongo-lanceolada e é uma das espécies deste género com hastes florais mais elevadas, bem acima da planta, sendo também uma das mais intensamente coloridas, de cores quase eletrizantes. O seus padrões e cores podem apresentar também bastante variabilidade, mas sempre com base nos tons vermelhos intensos, podendo estes coabitar com cores amareladas ou mesmo salmonadas.

Família: Orchidaceae         Género: Masdevallia        Espécie: ignea

Habitat natural: É uma planta de pequeno porte, manifestando-se geralmente como planta terrestre, em florestas de altitudes muito  elevadas, entre os 2600 e os 3800 metros, na cordilheira oriental da Colômbia.

Cultivo: Como na generalidade das Masdevallia que cultivo, utilizo  um substrato com base numa mistura de casca de pinheiro ORCHIATA de fina e média granulometria (80%), alguma argila expandida (10%) e perlite (10%). Sempre que o substrato se apresentar com sinais de degradação deve-se substituir por uma nova mistura. 
É cultivada no local mais sombreado e fresco da minha estufa fria, com elevado grau de humidade do ar e boa ventilação.
Rego de forma a manter o substrato sempre húmido, sendo as regas mais frequentes na Primavera e Verão e muito mais espaçadas no Inverno. Evitar encharcamentos.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, com doses de baixa concentração (metade ou menos de metade da dose indicada pelo fornecedor). Suspendo as fertilizações durante o Inverno.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários:

  1. As suas flores fazem jus ao nome da espécie mesmo, lembram uma cintilante tocha de fogo, que se destaca bastante!
    Parabéns e abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo! Bem observado o pormenor sobre a coloração desta magnífica orquídea.
      Um abraço

      Eliminar