quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Masdevallia striatella


 


A Masdevallia striatella é uma planta miniatura com folhas e hastes florais eretas, posicionando-se as flores  ligeiramente mais abaixo do que o topo das folhas. Destaca-se por ser de fácil e abundante floração, resultando num conjunto muito interessante e vistoso.
 
Família: Orchidaceae           Género: Masdevallia          Espécie: striatella
 
Habitat natural: É uma espécie epífita que cresce sobre os troncos das árvores, nas florestas nebulosas e sombrias da Costa Rica, do Panamá, da Colômbia e da Venezuela. Os seus habitats são bastante diversificados no que toca à altitude, oscilando estes entre os 400 e os 2500 metros.
 
Cultivo: É cultivada num vaso pequeno (8 cm de diâmetro), com um substrato à base de casca de pinheiro fina e média e uma pequena parte de esponja.
Está na parte mais sombreada e fresca da minha estufa fria, em local bem ventilado e com elevado grau de humidade. Evito as temperaturas elevadas do Verão, tentando que estas não subam muito acima dos 28 a 30 graus.
Rego apenas com a regularidade necessária para manter o substrato sempre ligeiramente húmido, evitando, contudo, o encharcamento. Sempre que o substrato apresente sinais de degradação, deve ser substituído.
Fertilizo também com o Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (metade a um terço da dose indicada pelo fornecedor). Suspendo as fertilizações durante o Inverno.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

3 comentários:

  1. Parabéns Américo pela bela orquídea, não somente por esta incrível florada, mas por se tratar de uma planta bonita, saudável e verdejante! Grande abraço!

    ResponderEliminar