segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Pleione praecox

 

 
A Pleione praecox é a segunda espécie deste género que floresce em pleno Outono, apresentando também uma belíssima e delicada floração, com um perfume muito agradável. Penso que  a Pleione maculata, a Pleione x lagenaria, a Pleione praecox  e a Pleione saxicola são as únicas de floração outonal, pelo que, por si só, vale a pena o seu cultivo, para assim podermos admirar este maravilhoso género em duas estações do ano distintas.
 
Família: Orchidaceae     Género: Pleione     Espécie: praecox  
 
Habitat natural: Espécie que de desenvolve de forma epífita ou litófila, sobre o musgo das árvores e ou sobre as rochas, em florestas nebulosas de elevada altitude, entre os 1200 e os 3400 metros, em Yunan (China) e na Índia, Vietname, Nepal, Birmânia e Tailândia.
 
Cultivo: As sugestões de cultivo são em tudo idênticas às da Pleione maculata, cuja informação se encontra de forma detalhada no post anterior.
 
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. Olá Américo! Mais esta postagem sua só tende a mostrar que este género é mesmo incrível, apesar de ter um labelo menos expressivo que a maculata (a meu ver), possui beleza particular e atrativa! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo Jalo. A P. maculata é um caso particular neste género, sem que contudo as outras não deixem de ser também plantas incríveis e belas.
      Um abraço

      Eliminar
  2. O labelo serrilhado deu um toque a mais na flor que já é linda.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Simone, esse rendilhado confere-lhe um toque especial.
      Abraço

      Eliminar