quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Zygopetalum maxillare





 
A Zygopetalum maxillare está entre as espécies de deste género com plantas mais pequenas, com belas flores cerosas, levemente perfumadas e de longa duração.
Família: Orchidaceae         Género: Zygopetalum        Espécie: maxillare
Habitat natural:  Espécie epífita, originária das florestas chuvosas de média altitude (entre os 600 e 1000 metros), do sudeste do Brasil e do Paraguai.
Cultivo: Está cultivada em vaso médio, com substrato pra epífitas, tendo este boa capacidade de drenagem e de arejamento. Rego e fertilizo regularmente na fase de desenvolvimento dos pseudobulbos, com redução acentuada das regas no Outono/Inverno e suspensão total das fertilizações.  Deixo secar ligeiramente o substrato entre regas.
Ambiente com sombra moderada, bom grau de humidade e temperaturas entre os 8 e os 32 graus.
 
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. Esta surpreende pela beleza que traz nas flores, nas quais se mostra simples o fato de apresentar diferentes tons numa mesma pétala ou sépala, sem contar na beleza destacável do labelo! Perfeito!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo. Fico extremamente lisonjeado por ter apreciado esta maravilha.
      Grande abraço

      Eliminar
  2. Meu nome é Rudinei Gonçalves e moro em Canoinhas Estado de Santa Catarina sul do Brasil e esta orquídea tem aqui na minha região onde ela vive em simbiose no tronco do Xaxim ( Dicksonia sellowiana ) e realmente é uma planta fantástica ,parabéns pela descrição e pelo seu Blog onde realmente aprendo muito...abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Rudinei, pela visita e pelo comentário elogioso. Espero que continue a apreciar o meu Blog.
      Um abraço

      Eliminar