quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Eria coronaria

A Eria coronaria é uma espécie com flores um pouco maiores que o comum, para este género, mais vistosas e coloridas, onde se destaca o seu belo labelo, em comparação com as restantes pétalas e sépalas brancas.
 
Família:Orchidaceae

Género: Eria       Espécie: coronaria
 
Habitat natural: Espécie de pequeno a médio porte que se desenvolve de forma epífita ou litófila, geralmente no musgo que cobre as rochas calcárias, nas florestas verdes e semi decíduas, em altitudes entre os 500 e 0s 2300 metros.
Pode ser observada numa vasta região da Ásia, masi concretamente no Vietname, China, Índias, Tailândia, Birmânia, Nepal e Butão.
 
Cultivo: Deve ser cultivada num pequeno vaso, com um substrato para epífitas (mistura à base de casca de pinheiro, com menores percentagens de cortiça, argila expandida e perlite).
Sendo uma espécie de altitude, adapta-se a espaços temperados/frescos, com bom grau de humidade, bom arejamento, alguma sombra, mas com boa luminosidade.
Regar com alguma frequência, de forma manter o substrato húmido, podendo secar ligeiramente entre regas. Reduzir bastante as regas durante as estações do ano mais frias e húmidas.
Fertilizar sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada pelo fornecedor), duas vezes por semana, nas estações mais quentes e secas, reduzindo ou suspendendo mesmo no Inverno. Utilizo sempre o fertilizante Akerne Rain Mix, aplicando-o, todas as vezes, no substrato e nas folhas. 
 
 

6 comentários:

  1. Oi Americo
    As fotos ficaram lindas com as gotículas de água.
    Abraço e bom fim de semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Simone,
      Fico muito satisfeito que tenha gostado da planta e da fotos.
      Bom fim de semana
      Abraço

      Eliminar
  2. Belíssima esta espécie de Eria...muito apreciável, parabéns!
    Tenho a Eria acervata, que desenvolveu uma espécie de haste, mas não desenvolveu botões florais! Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, este género também é muito especial e bonito. Espero que a sua venha a dar flores o mais cedo possível.
      Grande abraço

      Eliminar