quarta-feira, 21 de março de 2012

À Volta das Orquídeas 2 - Beja 2012

No passado fim-de-semana, dia 17 de Março de 2012,  participei no 2º Encontro "À Volta das Orquídeas", promovido pela AOSP - Associação de Orquídeas Silvestres - Portugal. A parte da manhã foi quase totalmente preenchida com uma comunicação, apresentada pelo Ivo Rodrigues, sobre a temática "As Orquídeas de Portugal a Sul do Tejo - Novas espécies e áreas prioritárias para a Conservação", que decorreu no auditório do Campus do Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior Agrária de Beja.
A parte da tarde foi destinada a uma Saída de Campo para a observação de algumas orquídeas. Na área de São Brissos tivemos a oportunidade de encontrar e fotografar um "mar" de Ophrys fusca e ainda o raríssimo híbrido da Ophrys incubacea com a Ophrys fusca. As poucas plantas de Ophrys incubacea estavam ainda muito atrasadas na floração. Mais para o fim da tarde, na região de Ferreira do Alentejo, para além de muitas Orchis morio, tivemos a oportunidade de descobrir uma subespécie desta muito rara, a Orchis morio subsp. Chiscanoi, também denominada Orchis morio ´trimaculata'.






No dia seguinte, Domingo 18, da parte da manhã, foi a vez de me dirigir à Serra do Ficalho e Serra da Adiça, à procura da muito rara Orchis collina, actualmente apenas conhecida nesta região e em Vila Viçosa. Pelas orientações que levava, foi relativamente fácil a descoberta de alguns exemplares para observação e recolher algumas fotografias.
Ainda durante a manhã, no mesmo local encontrei alguns plantas da Ophrys scolopx subsp. picta e várias Orchis italica.






No regresso a casa houve ainda tempo para uma curta passagem pela Serra da Arrábida e encontar já floridas as Ophrys incubacea, que na região de Beja apenas pudemos ver as plantas. Junto destas florescia ainda uma Ophrys speculum.


1 comentário:

  1. Que belo passeio!!
    Tive pena de não poder ir. Isto de trabalhar ao sábado...
    Que belas 'jóias' encontraram pelos nossos campos!

    ResponderEliminar