No passado fim-de-semana, dia 17 de Março de 2012, participei no 2º Encontro "À Volta das Orquídeas", promovido pela AOSP - Associação de Orquídeas Silvestres - Portugal. A parte da manhã foi quase totalmente preenchida com uma comunicação, apresentada pelo Ivo Rodrigues, sobre a temática "As Orquídeas de Portugal a Sul do Tejo - Novas espécies e áreas prioritárias para a Conservação", que decorreu no auditório do Campus do Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior Agrária de Beja.
A parte da tarde foi destinada a uma Saída de Campo para a observação de algumas orquídeas. Na área de São Brissos tivemos a oportunidade de encontrar e fotografar um "mar" de Ophrys fusca e ainda o raríssimo híbrido da Ophrys incubacea com a Ophrys fusca. As poucas plantas de Ophrys incubacea estavam ainda muito atrasadas na floração. Mais para o fim da tarde, na região de Ferreira do Alentejo, para além de muitas Orchis morio, tivemos a oportunidade de descobrir uma subespécie desta muito rara, a Orchis morio subsp. Chiscanoi, também denominada Orchis morio ´trimaculata'.
No dia seguinte, Domingo 18, da parte da manhã, foi a vez de me dirigir à Serra do Ficalho e Serra da Adiça, à procura da muito rara Orchis collina, actualmente apenas conhecida nesta região e em Vila Viçosa. Pelas orientações que levava, foi relativamente fácil a descoberta de alguns exemplares para observação e recolher algumas fotografias.
Ainda durante a manhã, no mesmo local encontrei alguns plantas da Ophrys scolopx subsp. picta e várias Orchis italica.
No regresso a casa houve ainda tempo para uma curta passagem pela Serra da Arrábida e encontar já floridas as Ophrys incubacea, que na região de Beja apenas pudemos ver as plantas. Junto destas florescia ainda uma Ophrys speculum.
Que belo passeio!!
ResponderEliminarTive pena de não poder ir. Isto de trabalhar ao sábado...
Que belas 'jóias' encontraram pelos nossos campos!