quarta-feira, 7 de março de 2012

Cymbidium Sarah Jean 'Ice Cascade'



Este meu Cymbidium, que estava a ficar um pouco debilitado, foi dividido e transplantado no início de 2011. Ao longo longo do Verão e do Outono desenvolveu vários novos rebentos e apresenta agora esta abundante e bela floração.
Às vezes temos um pouco de receio ou de "preguiça" em mudar uma orquídea e, por vezes, quando decidimos fazê-lo é já um pouco tarde. A debilitação de muitas plantas deve-se à degradação do substrato, que vai provocando a morte da raízes e o definhamento. É importante agir na altura certa.

5 comentários:

  1. Muito bem lembrado, eu também tenho receio de causar um trauma no replante e acabo protelando. Mas é realmente importante fazê-lo.

    Parabéns pelo belíssimo Cymbidium. Esta cascata branca eu nunca vi por aqui, é linda!

    ResponderEliminar
  2. E aí está a recompensa!! :-)
    O meu tem que ser reenvasado este ano mas tem tantas flores!! O ano passado de 21 hastes florais e este ano tem 18, muitas ainda fechadas. Substracto já não deve ter nenhum e vou ter que partir o vaso para o reenvasar. Eu geralmente não divido, mudo só para um vaso maior e a planta não sofre tanto stress...

    ResponderEliminar
  3. Em que mês devo replantar a minha Cymbidium? estamos entrando no outono só que os dias ainda tem sido bem quentes. Desde que comprei nunca troquei de vaso e depois de dois anos sem floração, esse ano ela resolveu florir, só que tem muitos "bulbos" aparentemente secos.
    Estou fazendo um orquidário e gostaria gostaria de ter em conta isso na hora de troca-las de lugar.
    Grata pela atenção.
    Izabelle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melhor altura para dividir e replantar o género Cymbidium é a Primavera e início do Verão. Se não for para dividir e apenas transplantar, para um vaso maior, pode ainda fazê-lo agora. Ao dividir está a mexer na parte radicular da planta e não é conveniente perto do Inverno, porque não tem tempo para esta se restabelecer. Quando dividir é conveniente tirar a maior parte dos pseudobulbos que aparentam estar secos, pois estes "roubam" vigor ao resto da planta. Poderá, à parte, replantar esses "secos" num vaso e estes darão novos rebentos.

      Eliminar
  4. Obrigada por tirar minhas dúvidas, vou fazer isso.
    Izabelle

    ResponderEliminar