sexta-feira, 13 de julho de 2018

Dendrobium chryseum

O Dendrobium chryseum é uma planta de médio a grande porte,  de pseudobulbos longos e finos, com diversas folhas dispostas alternadamente na parte superior dos mesmos, de forma oblongo lanceolada. As suas inflorescências surgem a partir dos nós superiores dos pseudobulbos mais velhos, sendo relativamente curtas, pendentes e geralmente com 3 a 6 flores amarelo torrado, grandes (cerca de 6 a 7 cm), brilhantes e ligeiramente perfumadas.

 Família: Orchidaceae        Género: Dendrobium        Espécie: chryseum

Habitat natural: É uma espécie que se desenvolve de forma epífita, por vezes litófila, em zonas montanhosas e em altitudes que podem oscilar entre os 1100 e os 2500 metros. É nativa de uma vasto território do continente asiático, abrangendo países como a China,  Índia,  Bangladesh,  Nepal, Butão, Birmânia, Taiwan, Laos e Tailândia.




Cultivo: Sendo uma espécie de habitats de altitude, esta espécie pode ser cultivada em ambientes temperados a frios. necessitando de um stress hídrico no Inverno (período de descanso) e de diferenças consideráveis de temperatura entre o dia e a noite, para poder florir com mais facilidade.
Está cultivada num vaso médio (10 cm de diâmetro), com um substrato maioritariamente à base de casca de pinheiro média (1 a 2 cm) e alguma argila expandida. O ambiente de cultivo é sombreado mas com boa luminosidade, bem ventilado e com bom teor de humidade do ar (entre os 50 e os 60%).
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com cerca de metade da dose do adubo por cada litro de água, constante da indicação do fornecedor. Ao longo de todo o Inverno deixo de aplicar fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/denchyrseum.htm

http://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=57388

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Sem comentários:

Enviar um comentário