segunda-feira, 23 de julho de 2018

Dendrobium bensoniae

O Dendrobium bensoniae é uma espécie de pequeno a médio porte, de pseudobulbos carnudos, cilíndricos e alongados, de hábito pendente ou ereto, com várias folhas linear lanceoladas ou ovaladas, ligeiramente coriáceas e decíduas. As  suas inflorescências surgem a partir dos nós superiores dos pseudobulbos mais velhos, já sem folhas, podendo comportar de 1 a 3 vistosas flores (com 5 a 6 cm), levemente perfumadas.

Família: Orchidaceae         Género: Dendrobium         Espécie: bensoniae

Habitat natural: Esta é uma espécie epífita, em florestas que se situam entre os 450 e os 1550 metros de altitude, em Assam (Índia), na Birmânia e na Tailândia. 




Cultivo: ´Cultivo esta espécie na estufa temperada quente, embora seja uma planta que suporta temperaturas baixas por curtos períodos de tempo e se mantida seca (sem regas).
Utilizo um vaso pequeno (cerca de 8 cm de diâmetro) e um substrato à base de casca de pinheiro média e fina, argila expandida e alguma perlite. Opcionalmente pode ser cultivada montada numa pequena placa de cortiça ou de madeira.
Nas estações mais quentes e secas do ano rego com a frequência necessária para manter o substrato ligeiramente húmido,. Nesta época do ano é importante não deixar secar completamente o substrato, sobretudo por períodos prolongados de tempo. Durante o Inverno deve regar-se o menos possível, apenas o necessário para não deixar desidratar a planta. Para poder florir com regularidade é importante este stress hídrico, assim como ter uma diferença considerável de temperatura entre o dia e a noite.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (apenas metade da dose indicada por cada litro de água). Durante o Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/denbensoniae.htm

http://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=57184

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904 

2 comentários:

  1. Puxa que beleza nessas flores; uma combinação quase perfeita entre labelo, pétalas e sépalas. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, esta é uma das minhas preferidas do género Dendrobium. Um abraço

      Eliminar