A Maxillaria sanderiana var. xanthina é uma variedade muito rara desta espécie. Mantendo as mesmas formas, tamanho e texturas da espécie tipo, difere, contudo, no seu belo e invulgar colorido, o que a torna uma espécie apetecível para qualquer colecionador.
Família: Orchidaceae Género: Maxillaria Espécie: sanderiana var. xanthina
Habitat natural: Espécie que tanto se pode desenvolver como planta epífita, como litófila e como terrestre, em montanhas de altitude média, sendo esta variedade proveniente do Equador, podendo também encontrar-se no Peru.
Cultivo: Enquanto a espécie tipo suporta temperaturas bem frias, esta variedade requer ambientes ligeiramente mais quentes, estando a ser cultivada na minha estufa aquecida.
O ambiente de cultivo é bem sombreado (nunca devendo receber sol direto), com elevado teor de humidade do ar e boa ventilação.
Deverá ser cultivada em cesto suspenso, perfurado, de média dimensão, sendo uma planta que atinge portes consideráveis.
Deverá ser cultivada em cesto suspenso, perfurado, de média dimensão, sendo uma planta que atinge portes consideráveis.
O substrato é uma mistura à base de casca de pinheiro média e fina (70 %-Orchiata), argila expandida (20%) e perlite (10%). As percentagens são meramente indicativas.
Rego de forma a manter o substrato sempre húmido, adequando estas a cada estação do ano, nunca deixando secar totalmente entre regas.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma duas vezes por semana, sempre com metade da dose indicada pelo fornecedor, para cada litro de água. Durante o Inverno suspendo as fertilizações.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
Sem comentários:
Enviar um comentário