sexta-feira, 27 de abril de 2018

Maxillaria arbuscula

A Maxillaria arbuscula é uma das espécies miniatura deste tão diversificado e fascinante género. Pela beleza da sua planta, bem como das suas florações, merece um lugar de destaque entre todas as outras. É ideal para quem tem problemas de espaço nos seu orquidário. Pode florir em qualquer época do ano, sempre com inflorescências solitárias.

Família: Orchidaceae        Género: Maxillaria       Espécie: arbuscula

Habitat natural: Espécie que geralmente se desenvolve de forma terrestre, em montanhas de altitude elevada, entre os 1500 e os 3100 metros, na Bolívia, no Peru e no Equador.



Cultivo: Embora podendo ser cultivada em vaso, esta minha planta está montada numa pequena placa de cortiça e um pouco de fibra de coco. Está na estufa temperada, em lugar sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade do ar. É contudo uma espécie que pode ser cultivada em estufa fria ou mesmo no exterior, desde que não esteja exposta ao sol direto e às geadas de Inverno.
Se cultivada montada, exige regas frequentes nas estações mais quentes e secas e mais espaçadas no Inverno, de forma a manter a planta sempre hidratada.
Aplico fertilizações uma a duas vezes por semana, com o fertilizante Akerne Rain Mix, sempre com metade ou pouco mais de metade da dose indicada no rótulo pelo fornecedor. Como sempre, é preferível aumentar o número de aplicações e reduzir à concentração por cada litro de água. Durante o Inverno deixo de fertilizar.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

http://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=122318

Sem comentários:

Enviar um comentário