segunda-feira, 30 de abril de 2018

Dendrobium wardianum

O Dendrobium wardianum é uma espécie de médio a grande porte, de pseudobulbos relativamente finos e alongados (cerca de 60 cm de comprimento), eretos ou pendentes, decíduos quando maduros. Floresce sempre nos pseudobulbos do ano anterior, quando estes se encontram já sem folhas nenhumas. As inflorescências surgem dos nódulos laterais, com flores grandes e vistosas, perfumadas e de longa duração.

Família: Orchidaceae      Género: Dendrobium     Espécie: wardianum  

Habitat natural: Esta é uma espécie que geralmente se desenvolve de forma epífita, ocasionalmente como litófila, em florestas verdejantes de média altitude, entre os 1000 e os 2000 metros. Encontra-se distribuído por uma vasta zona da Ásia, em países como a China (Yunnan), a Índia (Assam), a Birmânia, a Tailândia e o Vietname.





Cultivo: Está num pequeno vaso suspenso, com casca de pinheiro grossa. É também uma espécie ideal pra ser cultivada montada.
Está todo o ano na estufa temperada, podendo contudo suportar algum frio, em local com excelente luminosidade, mas sem sol direto. O ambiente tem um bom teor de humidade do ar e boa ventilação.
Necessita de um stress hídrico no Inverno, passando por um período sem regas, para poder florir com regularidade. Após o final do Inverno retomar as regas regulares, aumento estas consideravelmente quando o tempo for quente e seco, para assim poder desenvolver pseudobulbos fortes e saudáveis.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada para cada litro de água utilizada). No Inverno suspendo todas as fertilizações.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

http://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=59484

Sem comentários:

Enviar um comentário