terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Dendrobium parvulum

O Dendrobium parvulum é uma das espécies mais pequenas deste tão vasto e diversificado género, o que faz dela uma verdadeira miniatura. É uma planta composta por pequeníssimos pseudobulbos (cerca de 1 cm),  globosos, elipsoides a ovoides, comportando no seu ápice duas folhas carnudas, dispostas em direções opostas, elíptico lanceoladas e de cor verde escura. As suas inflorescências são curtas, geralmente compostas por 1 a 3 pequeníssimas flores de longa duração, que surgem dos pseudobulbos já sem folhas, de cor algo variável, sendo a mais comum a cor branca e muito raramente azuladas ou rosadas. 

Família: Orchidaceae       Género: Dendrobium        Espécie: parvulum

Habitat natural: Espécie que se desenvolve de forma epífita, nas florestas entre os 600 e os 2600 metros de altitude, em Sulawesi, nas Celebes e em Papua Nova Guiné. 




Cultivo: Esta minha planta está cultivada montada num pequeno tronco de cortiça, numa pequena "cama" de musgo, com boa evolução, ao longo dos três anos que está comigo. Está todo o ano na estufa temperada quente, em ambiente com boa luminosidade (sombra moderada), bem ventilado e com elevado teor de humidade do ar. Como é uma planta proveniente de altitudes consideráveis poderá também ser cultivada em ambientes mais frescos.
Rego com frequência quase diária nas estações mais quentes e secas do ano, espaçando estas consideravelmente durante o Inverno. Se cultivada em vaso, necessitará de menos regas.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, colocando apenas metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litros de água. Na Primavera e Verão aplico uma a duas vezes por semana, reduzindo no Outono e suspendendo durante o Inverno.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

http://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=58646

4 comentários:

  1. Um dendrobium muito belo, apesar de pequenino, não é mesmo?! Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, concordo! São estas miniaturas que nos dão mais prazer no cultivo de orquídeas. Abraço

      Eliminar
  2. Boa noite amigo, vc me venderia alguma muda dessa orquídea? Não consigo encontrar, parece ser muito rara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Felipe! Tenho pena mas tal não é possível. Vivo na Europa (Portugal) e é totalmente proibido enviar ou receber plantas de e para outros países fora da Europa.

      Eliminar