segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Oncidium cheirophorum

O Oncidium cheirophorum é uma planta miniatura de pseudobulbos piriformes, com uma única folha surgindo do ápice destes, elíptico lanceolada. As suas inflorescências são compostas por numerosas flores, de 1 a 1,5 cm, de cor amarelo vivo.

Família: Orchidaceae        Género: Oncidium        Espécie: cheirophorum

Habitat natural: Esta é uma planta epífita, nativa das florestas tropicais da Nicarágua, Colômbia, El salvador, Honduras, Guatemala, Panamá, Costa Rica e México, desenvolvendo-se em altitudes que podem oscilar entre os 1000 e os 2500 metros.




Cultivo: Está montada numa pequena placa de cortiça, em ambiente sombreado, mas com excelente luminosidade, com elevado teor de humidade do ar e boa ventilação. Está todo o ano na estufa temperada quentes, podendo, contudo, suportar temperaturas ligeiramente mais baixas.
Como planta montada, necessita de regas ao longo de todo o ano, mais frequentes nas estações quentes e secas do ano e mais espaçadas no Inverno.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada para cada litro de água). Durante o Inverno suspendo as fertilizações.

http://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=139248

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários: