segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Prosthechea fragrans

A Prosthechea fragrans, contrariamente à ideia que o nome deixa supor, nem é das espécies mais perfumadas deste género. Contudo, compensa com as suas belíssimas hastes florais, compostas por diversas flores não ressupinadas.

Família: Orchidaceae        Género: Prosthechea       Espécie: fragrans

Habitat natural: Espécie epífita, podendo desenvolver-se em planícies das florestas tropicais, assim como em florestas montanhosas até cerca dos 2000 metros de altitude, em vários países da América Central e da América do Sul. É nativa da Jamaica, Cuba, República Dominicana, Haiti, Ilhas Windward, México, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Trinidad & Tobago, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Equador, Peru, Colômbia, Bolívia e Brasil.





Cultivo: É cultivada num vaso médio, com cerca de 12 cm de diâmetro, em substrato para epífitas, de média e grossa granulometria, composto por casca de pinheiro, argila expandida, cortiça e perlite.
Está todo o ano nas estufa temperada quente, em ambiente mediamente sombreado, com elevado teor de humidade do ar e bem ventilado.
Rego apenas o necessário para manter o substrato ligeiramente húmido, sendo conveniente secar entre regas por curto período de tempo. No Inverno regar apenas o estritamente necessário para não deixar desidratar a planta.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre em doses pouco concentradas. Metade da dose de adubo recomendada pelo fornecedor, para cada litro de água. No Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

http://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=165829

2 comentários:

  1. Esta também é uma incrível orquídea que conheço... e aprecio bastante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É belíssima Jalo! E o seu perfume é incrível! Este é um dos géneros que mais aprecio. Abraço.

      Eliminar