quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Cattleya schilleriana v. coerulea

A Cattleya schilleriana v. coerulea é uma belíssima e rara variedade da Cattleya schilleriana, também muito e agradavelmente perfumada, tal e qual  espécie tipo. É uma planta de pequeno porte (das mais pequenas neste género), do grupo das bifoliadas, com flores bem vistosas e com formas muito exóticas, cerosas e de longa duração.

Família: Orchidaceae     Género: Cattleya     Espécie: schilleriana    v. coerulea

Habitat natural: Espécie epífita, geralmente crescendo sobre as galhos/troncos de madeira dura, em faces de penhascos, expostos sobre cursos de água, em altitudes que oscilam entre o nível do mar e os 800 metros.




Cultivo: Cultivo todas as plantas desta espécie de dois modos distintos. Tenho algumas montadas sobre placas de cortiça/madeira e outras em pequenos cestos suspensos. Desenvolvem-se bem e florescem com regularidade de ambas formas. Quando cultivada em cestos, utilizo uma mistura de casca de pinheiro grossa (ORCHIATA) e argila expandida.
O ambiente de cultivo é temperado/quente, bem ventilado, com elevado teor de humidade do ar (entre 50 a 70%), com excelente luminosidade, mas nunca recebendo sol direto.
Rego regularmente nas estações mais quentes e secas do ano, reduzindo drasticamente durante o Inverno. É sempre conveniente que as raízes sequem bem entre regas, por períodos não muito longos.
Fertilizo com Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, com doses de baixa concentração (cerca de metade da dose indicada pelo fornecedor, para cada litro de água). Opcionalmente podem ser utilizados outros fertilizantes, sendo necessário, nestes casos, ler muito atentamente as indicações do produtor.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários:

  1. A beleza dos detalhes, formas, cores e pigmentos é notável e, certamente, apreciada por muitos. Incrível esta floração, parabéns! Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo. Ainda bem que apreciou todos os pormenores desta beleza vinda do Brasil. Abraço.

      Eliminar