sábado, 21 de outubro de 2017

Cattleya labiata v. "marginata"

Este é uma bonita variedade da Cattleya labiata, destacando-se pelas suas pétalas e sépalas mais arredondadas e pelo seu magnífico labelo de cores intensas e bem marcadas, belissimamente franjado e bordeado a branco. É ricamente perfumada, sobretudo nas horas  de calor mais intenso.

Família: Orchidaceae       Género: Cattleya       Espécie: labiata     v. 'marginata'

Habitat natural: Planta epífita, que se desenvolve em habitats de baixa a média altitude, entre os 600 e os 900 metros, no Brasil e na Venezuela. É uma espécie de médio porte, com pseudobulbos ligeiramente achatados e encimados por uma só folha coriácea, que floresce durante o Outono.




Cultivo: Vaso médio, com substrato para epífitas (casca de pinheiro grossa e argila expandida). Está  na estufa temperada, com temperaturas sempre acima dos 12º, em ambiente bem ventilado, sombreado mas com excelente luminosidade e elevado teor de humidade.
Regas e fertilizações constantes, com redução significativa no Inverno. As fertilizações nunca deverão ter mais de metade da dose indicada nos rótulos ou nas indicações do fabricante. É preferível aumentar o número de aplicações, sempre com doses pouco concentradas. Isto deve aplicar-se à generalidade das orquídeas, mas é  muito importante para o género Cattleya.

4 comentários:

  1. What a beautiful, showy orchid, thank you for sharing

    ResponderEliminar
  2. Oi, Américo, tudo bom? Linda Planta! Sou de Fortaleza, Brasil, e a Cattleya labiata é endêmica de alguns estados da região nordeste brasileira. Segue o link de uma palestra bastante interessante feita por um colega orquidófilo sobre a espécie. Grande abraço
    https://www.youtube.com/watch?v=eBqJvP32PaE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rafael! Irei seguir com muita atenção. Sou um apaixonado por esta espécie.

      Eliminar