segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Maxillaria callichroma

A Maxillaria callichroma é uma planta de médio porte, com pseudobulbos ovoides, encimados por uma única folha grande e lanceolada. As inflorescências, de uma única e grande flor, surgem em grupo, da base dos pseudobulbos já maduros, geralmente no fim do Verão.

Família: Orchidaceae         Género: Maxillaria           Espécie: callichroma

Habitat natural: Espécie terrestre, que se desenvolve em florestas de altitude, frescas e nebulosas, entre os 900 e os 2600 metros. É nativa da América do Sul, de países como a Colômbia o Equador e o Peru.





Cultivo: Está todo o ano na estufa temperada, em local bem sombreado, bem arejado e com elevado teor de humidade do ar.
Utilizo um vaso médio e uma mistura composta por casca de pinheiro de média e fina granulometria (70%), argila expandida (20%) e perlite (10%). Estas percentagens são sempre aproximadas e são apenas um indicador da mistura.
Rego de forma a manter o substrato ligeiramente húmido, com maior frequências nas estações mais quentes e secas e reduzindo bastante na segunda metade do Outono e no Inverno.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração. Reduzir à dose de adubo por cada litro de água é sempre uma atitude a ter em conta, independentemente do tipo de adubo que utilizamos. No Inverno suspendo as fertilizações.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários: