quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Cattleya alaorii

A Cattleya alaorii, uma espécie miniatura, conhecida como uma planta que produz apenas inflorescências singulares, decidiu este ano brindar-me com duas flores na mesma haste, o que constitui realmente uma exceção de assinalar. As suas flores, para além de belíssimas e muito delicadas, são também agradavelmente perfumadas.

Família: Orchidaceae        Género: Cattleya        Espécie: alaorii

Habitat natural: Esta espécie é nativa do Brasil, onde se desenvolve de forma epífita, em florestas quentes e húmidas, de baixa e média altitude, entre os 200 e os 600 metros.




Cultivo: Esta planta está cultivada num pequeno cesto de madeira suspenso (10 cm de diâmetro) em substrato para epífitas de boa granulometria (2 a 3cm), composto à base de casca de pinheiro, cortiça e argila expandida.
Está num ambiente com boa luminosidade, sem sol direto, elevado grau de humidade, boa ventilação e temperaturas sempre acima dos 10 a 12º, mesmo na época mais fria do ano.
Rego com regularidade nas estações mais quentes e secas, deixando secar o substrato entre regas. No Inverno reduzo drasticamente as regas, sendo apenas as suficientes para manter a planta hidratada.
Fertilizo com Akerne Raim Mix, com metade da dose indicada pelo fornecedor, duas a três vezes por semana. Suspendo as fertilizações a partir de meados do Outono até ao Início da Primavera.

2 comentários:

  1. Os detalhes desta Cattleya são bastante singulares e peculiares, o que faz dela incrivelmente bela. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo, pelo seu sempre pertinente comentário. Um abraço.

      Eliminar