sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Polystachya virginea

A Polystachya virginea é a primeira espécie deste género que cultivo no meu espaço e está agora com a sua primeira floração. Escolhi esta espécie pela sua beleza e por ser facilmente adaptável em clima frio, suportando temperaturas muito baixas, próximas dos zero graus. É uma planta de reduzido porte, com pseudobulbos relativamente compridos, para o porte da planta, estreitos e cónicos, encimados por uma única folha lanceolada. As suas inflorescências são compostas por diversas flores não ressupinadas, podendo comportar até 10 por cada haste, de finos e delicados recortes e cores, sendo estas agradavelmente perfumadas.

Família: Orchidaceae        Género: Polystachya         Espécie: virginea

Habitat natural: É uma espécie Africana, proveniente de países como a República Democrática do Congo, o Zaire, o Uganda, Burundi e Ruanda. É uma planta epífita que se desenvolve em florestas montanhosas, entre os 2200 e 2600 metros de altitude.




Cultivo: É cultivada na minha estufa fria todo o ano, onde as temperaturas no Inverno chegam muito próximo dos zero graus e no Verão sobem acima dos 30 graus. O ambiente de cultivo é ligeiramente sombreado, bem ventilado e com bom teor de humidade do ar.
O substrato é uma mistura composta maioritariamente à base de casca de pinheiro média, com 1,5 a 2 cm, alguma argila expandida (15 a 20%) e alguma perlite (5 a 10%).
Rego de forma a manter o substrato ligeiramente húmido, podendo secar por curtos períodos de tempo entre regas. No Inverno reduzo drasticamente as regas, regando apenas o necessário para não deixar desidratar a planta.
Fertilizo sempre com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração. Para quem não tem acesso a este fertilizante, podem ser utilizados muitos outros à venda no mercado, sendo sempre necessário ler bem os rótulos no que toca à dose necessária. No Inverno suspendo as fertilizações.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

http://apps.kew.org/wcsp/namedetail.do?name_id=163089

Sem comentários:

Enviar um comentário