segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Gomesa radicans

A Gomesa radicans é uma espécie de pequeno porte, com belíssimas flores miniatura (cerca de 1 centímetro), com pseudobulbos oblongos, tendo no ápice destes duas folhas estreitas e lanceoladas, semelhantes a ervas. As suas inflorescências podem conter diversas pequenas flores, elegantes e finamente recortadas e claramente perfumadas. Floresce, normalmente, no final do Verão e no Outono.

Família: Orchidaceae         Género: Gomesa        Espécie: radicans

Habitat natural: É uma espécie epífita, proveniente de vários estados do Brasil, situados junto à costa. Desenvolve-se em florestas cujas altitudes não ultrapassam os 400 metros.




Cultivo: Está cultivada num pequeno vaso, com 10 centímetros de diâmetro, em substrato para epífitas, composto maioritariamente por casca de pinheiro média e grossa ( cerca de 70%), argila expandida (cerca de 20%) e perlite (cerca de 10%). Opcionalmente, também poderá ser cultivada montada em placa de cortiça ou num pequeno tronco de madeira.
O ambiente de cultivo é mediamente sombreado, bem ventilado, com elevado teor de humidade, sendo aquecido durante o Inverno. Nesta estação do ano, mantenho as temperaturas sempre acima dos 12 graus, mesmo nas noite mais frias.
Rego de forma a manter o substrato levemente  húmido, podendo secar ligeiramente entre regas. Não suporta substratos encharcados, nem raízes molhadas por muito tempo.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses pouco concentradas (metade da dose indicada pelo fornecedor).´Este princípio é válido para qualquer outro fertilizante que estejamos a utilizar.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

http://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

4 comentários: