quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Masdevallia strobelii






A Masdevallia strobelii é uma belíssima e invulgar espécie, de pequeno porte, com hastes florais de uma só flor, dispostas na horizontal ou semi eretas, caraterizada pelas suas sépalas com uma densa e proeminente pilosidade na sua parte interior, intensamente perfumadas durante todo o dia.
Geralmente, a época de floração ocorre no final do Outono e início do Inverno, apresentando sempre uma quantidade generosa de flores por cada planta.
Família: Orchidaceae          Género: Masdevallia         Espécie: strobelii
Habitat natural: Esta é uma planta epífita oriunda do Peru e do Equador, onde se desenvolve, nos ramos inferiores das árvores, ao longo nas margens dos rios. Os seus habitats situam-se, normalmente, entre os 1400 e os 1700 metros de altitude. 
Cultivo: É cultivada num pequeno vaso de plástico, numa mistura composta maioritariamente por substrato ORCHIATA (80%), argila expandida (15%) e perlite (5%). Sempre que o substrato apresente sinais de degradação, deve mudar-se a planta para nova mistura.
O ambiente de cultivo é o local mais sombreado e fresco da estufa fria, tentando manter as temperaturas sempre abaixo dos 30º. É um espaço bem ventilado e com elevado grau de humidade.
Rego o necessário para manter o substrato sempre húmido o ano todo, sem nunca ficar encharcado.
As fertilizações são sempre em doses de baixa concentração, com cerca de metade a um terço da dose indicada pelo fornecedor, com aplicações duas a três vezes por semana. Na segunda metade do Outono e no Inverno suspendo as fertilizações.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários: