terça-feira, 29 de novembro de 2016

Maxillaria grandiflora





A Maxillaria grandiflora é uma espécie que se adapta bem às nossas condições climáticas, cujas flores, maravilhosamente perfumadas, são de grande dimensão, fazendo lembrar as flores de muitos Lycaste.
É uma planta de médio porte, que pode ser cultivada no exterior o ano todo, pois suporta temperaturas relativamente baixas.

Família: Orchidaceae          Género: Maxillaria          Espécie: grandiflora

Habitat natural: Desenvolve-se de forma epífita, por vezes rupícola, nos declives íngremes das florestas nebulosas e sombrias do Equador, da Colômbia, do Peru, da Bolívia, do Brasil e da Venezuela. É uma espécie de altitudes elevadas, manifestando-se em locais que oscilam entre os 800 e os 3000 metros.

Cultivo: Está cultivada na estufa fria, em vaso médio, com substrato para epífitas. Utilizo uma mistura de casca de pinheiro de fina e média granulometria, argila expandida e perlite. Pode também ser adicionada alguns pedaços de fibra de coco.
O ambiente de cultivo é bem sombreado, com elevado grau de humidade e bem ventilado. Devemos tentar evitar temperaturas demasiado elevadas no Verão.
As regas devem ser as necessárias para manter o substrato sempre ligeiramente húmido, em qualquer estação do ano. Evitar encharcamentos. Sempre que o substrato apresente sinais de degradação deve ser substituído por nova mistura.
Fertilizo com doses de baixa concentração, com Akerne Rain Mix, desde o início da Primavera até meados do Outono.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. Aspecto muito elegante desta Maxillaria! Uma sintonia perfeita entre a cor do labelo e as demais partes da flor! Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jalo!
      Muito pertinente a sua observação sobre os pormenores desta Maxillaria. Ela é realmente uma combinação perfeita.
      Grande abraço

      Eliminar
  2. Olá Américo
    Interessante ela gostar de frio, é uma bela espécie.
    Abraço.


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simone, é uma orquídea ideal para o nosso clima, aqui em Portugal.
      Um abraço

      Eliminar