sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Coelogyne nitida

 



A Coelogyne nitida é uma espécie de pequeno a médio porte, com hastes florais compostas por diversas flores, que vão abrindo sucessivamente. Estas são de longa duração e possuem um perfume algo intenso.
 
Família: Orchidaceae          Género: Coelogyne        Espécie: nitida
 
Habitat natural: Espécie que se desenvolve sobre as árvores de forma epífita, por vezes litófila (sobre o musgo das árvores),  manifestando-se em florestas montanhosas, entre os 1300 e os 2600 metros de altitude, em países como o Nepal, o Butão, a Birmânia, a Índia, o Bangladesh, a China, a Tailândia e o Laos.
 
Cultivo: Sendo proveniente de habitats de altitude elevada, suporta bem climas frios, podendo ser cultivada em estufa fria, ou mesmo no exterior.
O meu local de cultivo tem sempre sombra moderada, boa ventilação e elevado grau de humidade.
Está num vaso médio, em substrato para epífitas, de media granulometria. Este é composto essencialmente por casca de pinheiro média (cerca de 60%), argila expandida e perlite.
Regas abundantes e frequentes nas estações mais quentes e secas, não deixando nunca encharcar o substrato e reduzindo consideravelmente no Inverno, de forma a manter o substrato ligeiramente húmido.
Fertilizo com Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana. No Inverno suspendo as fertilizações.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

5 comentários: