quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Aerangis luteoalba var. rhodosticta



 
Primeira floração desta espécie miniatura africana, com uma haste floral de tamanho considerável, pendente e com cores deslumbrantes. As suas flores também se destacam pelo seu suave perfume, pelas suas formas pouco comuns e pelo destacado esporão de cada uma. Um conjunto perfeito para os apreciadores.
 
Família: Orchidaceae     Género: Aerangis     Espécie: luteoalba     var. rhodosticta
 
Habitat natural: Espécie epífita, de pequeno porte, que se desenvolve nos galhos e ramos dos arbustos e das árvores, muito raramente nos troncos. Habita em florestas densas, em ambientes bastante húmidos e a altitudes entre os 1250 e os 2200 metros, em países como o Uganda, Camarões, República Centro Africana, Congo, Zaire, Etiópia, Quénia e Tanzânia.
 
Cultivo: Está cultivada num pequeno cesto, com casca de pinheiro grossa. Como alternativa, também pode ser cultivada montada em cortiça ou madeira, necessitando assim de mais atenção quanto às regas.
Aprecia ambiente temperado a quente, com bom sombreamento e elevado grau de humidade. No período de crescimento da planta, durante a segunda metade da Primavera, o Verão e início do Outono, devem ser proporcionadas regas e fertilizações contantes, aumentado ainda mais o grau de humidade. A partir de meados do Outono reduzir drasticamente as regas e fertilizações, embora nunca deixando secar totalmente.
 
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

8 comentários:

  1. Num primeiro olhar nem parece orquidea, porém a delicadeza
    logo denuncia.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Simone. Esta é uma orquídea delicada e pouco comum.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Muito linda, tão bela que me lembra outro tipo de flor, sei lá, uma incomum flor do campo, mas se é orquídea a magia é ainda mais intensa; parabéns!
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrogado Jalo. Fico muito satisfeito por ter gostado desta maravilha.
      Grande abraço

      Eliminar
  3. Consegui, finalmente, adquirir um exemplar. Com suas orientações, espero ter sucesso no trato com ela.

    ResponderEliminar