sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Maxillaria amparoana


 


Desde que está comigo, há cerca de dois anos, esta é a 1ª floração desta Maxillaria amparoana. Uma floração ainda tímida, mas mais uma a juntar à minha coleção, deste género tão peculiar. As flores são de média dimensão, com cores muito suaves e detalhes preciosos.
Também pode aparecer com a denominação de Maxillaria ringens, sendo as duas consideradas sinónimas, naturalmente provenientes do mesmo habitat.
 
Família: Orchidaceae         Género: Maxillaria          Espécie: amparoana
 
Habitat natural: Espécie epífita, de médio porte, que se desenvolve nas florestas tropicais, densas e altas, do México, Belize, Honduras, Guatemala, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Peru, Colômbia, Equador e Trinidad, entre os 300 e os 1700 metros de altitude.
Cultivo: Está cultivada num vaso médio, em substrato para epífitas, com uma percentagem maior de casca de pinho, alguma cortiça, fibra de coco, argila expandida e perlite, de forma a permitir um bom arejamento das raízes e capacidade de drenagem rápida.
O substrato deve manter-se sempre húmido e as fertilizações devem ser regulares e constantes (duas a três vezes por semana com o adubo AKERNE RAIN MIX), na fase de desenvolvimento da plantas. Suspender estas durante o Inverno, mantendo apenas o substrato ligeiramente húmido.
Deve permanecer num local sombreado, sem sol direto, bem ventilado e com temperaturas entre os 10 e os 30 a 32 graus.
 
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

5 comentários:

  1. Belíssima de Maxillaria...acho que como já dito outras vezes, é mt difícil para mim o cultivo deste gênero, por causa da alta temperatura, aqui no Nordeste do Brasil!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, é pena. É um género muito especial para mim. Em compensação têm aí orquídeas maravilhosas.
      Grande abraço

      Eliminar
  2. Boa tarde Américo
    Eu já conheço uma muito parecida que deve ser da mesma familia, se pode-se chamar assim, quer dar uma olhada neste link para vê-la?

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/2014/01/continue-frase.html

    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Simone,
      Estive a ver o seu Blog, na página que em indicou, e a sua planta ´´e do mesmo género que esta que publiquei, mas de uma espécie diferente. A sua ´´e uma Maxillaria picta, também belíssima.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Obrigado vou deixar anotado o nome que eu não sabia.
      Abraço.

      Eliminar