quinta-feira, 5 de março de 2015

Coelogyne glandulosa





Embora as flores desta espécie possam ser confundidas, para os olhares menos atentos, com a C. cristata, há diferenças consideráveis e a planta difere muito desta. Na Coelogyne glandulosa os pseudobulbos são ovoides ou piriformes, com folhas lanceoladas e coriáceas e as flores são menores e com o centro do labelo com um amarelo limão. A época de floração é coincidente para as duas espécies.
Família: Orchidaceae             Género: Coelogyne            Espécie: glandulosa
Habitat natural: Planta epífita, por vezes litófila, originária das florestas de média altitude, entre os 1000 e os 1200 metros, do Sul da India.
Cultivo: Está num vaso suspenso, em local sombreado mas com boa luminosidade e bom grau de humidade. Regas e fertilizações regulares na época de desenvolvimento dos novos pseudobulbos, com redução no Inverno. Não é exigente quanto a temperaturas, devemos contudo evitar os frios mais acentuados do Inverno. É ligeiramente mais sensível do que C. cristata.

6 comentários:

  1. Noossa que maravilha de orquídea, a delicadeza e a cor predominante das flores transmitem paz!
    Parabéns; abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jalo!
      Essas são as carateríticas que logo nos chamam mais a atenção. Ainda bem que gostou.
      Abraço

      Eliminar
  2. Américo, é belíssimo! Eu adoro esses tão branco pendurado clusters de flores. É verdade que parece muito para c. cristata, o meu está acabando flor agora. Parabéns por esta maravilhosa orquídea. Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Angel. As duas espécies são muito bonitas. As flores da C. glandulosa duram mais tempo do que as da C. cristata.
      Um abraço

      Eliminar