quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Masdevallia glandulosa



 
Esta é a segunda floração desta Masdevallia, desde que a adquiri em 2012, na Expo do Porto. Tem cores intensas e formas muito interessantes mas, o que mais realço, como uma das suas principais caraterísticas, é o seu intenso e agradável perfume, que se sente mesmo à distância. Só por este motivo, vale a pena tentar o seu cultivo.
O seu nome, M. glandulosa, está relacionado com umas pequenas protuberâncias que apresenta no interior das sépalas e que lhe dão uma caraterística muito peculiar.
Família: Orchidaceae          Gênero: Masdevallia         Espécie: glandulosa
Habitat natural: Espécie epífita que se desenvolve nas floresta de elevada altitude, entre os 1200 e os 1800 metros, no Equador e no Peru.
Cultivo: Está cultivada montada numa placa de cortiça e com musgo a envolver a sua parte radicular. Exige regas frequentes ao longo de todo o ano, de forma a manter sempre as raízes húmidas. Aplicar também fertilizações ao longo de todo o ano, sempre com baixas concentrações (metade ou menos de metade da dose indicada pelo vendedor). Mesmo suportando temperaturas relativamente baixas, deve manter-se sempre protegida das geadas ou de frios intensos.

8 comentários:

  1. Very beautiful orchid with such an intense color! Thank you for the picture

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia. tem uma cor espetacular e então com agradável fragância ainda se torna mais espetacular. Bom cultivo. Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Americo Parabéns! Que bela Masdevallia. Magnífica cultura para esta flor. É um fantástico e se além disso é perfumado... muito atraente. Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Puxa Américo; que maravilha! Apenas 3 fotos, mas formam um magnífico conjunto de "espatacularidades"! Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, eu também gosto muito desta, até pelo seu delicioso perfume. Ainda bem que gostou.
      Um abraço

      Eliminar