terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cymbidium goeringii





Pouco cultivada no Ocidente, esta é talvez uma das espécies mais diversificada, enigmática e curiosa deste género, que apresenta um vasto leque de cultivares de rara beleza. É, contudo, muito apreciada e até motivo de culto no Oriente (sobretudo na China, Japão e Coreia) onde, na natureza, conseguem colectar um sem número de variedades que estes, desde tempos remotos, cultivam apaixonadamente.
São quase sempre plantas de muito pequeno porte para o género Cymbidium, algumas não ultrapassam os dez centímetros, que apresentam flores geralmente solitárias, muito raramente duas por haste, de considerável dimensão, intensamente perfumadas e com formas e cores invulgares. Vale a pena tentar o cultivo de alguns exemplares.
Família: Orchidaceae
Género: Cymbidium
Espécie: goeringii
Habitat natural: Espécie terrestre originária das florestas de elevada altitude da China, Japão, Coreia, Índia, Butão e Formosa
Cultivo: De preferência em vasos pequenos, mas com o dobro da altura dos vasos normais. O substrato deve ser bem arejado e poroso e com materiais que não se degradem facilmente. Para florir exige temperaturas muito baixas no Inverno.

7 comentários:

  1. Não são só as plantas que são lindas, suas fotos são incrivelmente belas!!!!
    Abraços
    Lella

    ResponderEliminar
  2. Sr. Américo este seu Cymbidium apanha em alguma parte do dia sol directo? e pode apanhar??
    Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís
      Os meus C. goeringii estão no local da estufa com mais luz, apanhando sol directo durante uma parte da manhã.Devemos, sobretudo, evitar as temperaturas altas de Verão. Para florirem necessitam, mesmo, de quedas acentuadas de temperatura durante a noite.

      Eliminar
  3. Nesse caso posso no verão prover sombra no mesmo???
    é q eu comprei um e....leio muito mas as x o q está escrito nos livros n condiz bem com a realidade......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Luís, no Verão é conveniente não ter exposição ao sol directo. Sombra, mas com bastante luz. O meu está nestas condições e está a desenvolver-se bem e a florescer com regularidade. Há também alguns aspectos importantes a ter em conta no cultivo desta espécie: exige um substrato que não degrade com facilidade, o vaso deve ser pequeno mas com o dobro da profundidade dos vasos normais (o Akerne vende uns vasos próprios) e quando plantados, os pequenos pseudobolbos devem ficar tptalmente submersos pelo substrato. No substrato, para além da casca de pinus eu utlizo alguma fibra de coco, alguma areia média, alguma rocha vulcânica triturada, argila expandida e alguma perlite.

      Eliminar