quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dendrobium (híbrido)



Para testar a capacidade de resistência ao frio, No Verão passado "montei" algumas mudas de um híbrido de Dendrobium nobile numa árvore do meu jardim, ao ar livre. Como este Inverno as temperaturas nocturnas têm sido um pouco mais amenas, nunca tendo descido abaixo de zero graus, o Dendrobium continua de boa saúde e uma das mudas está, mesmo nesta altura, com uma flor perfeita e bonita. Isto vem confirmar que esta espécie se adapta bem a climas frios, tendo já suportado temperaturas muito próximas do zero graus.

3 comentários:

  1. Olá.
    Tenho algum receio de colocar os meus Dendrobium na rua, por causa do frio, por isso estão dentro de casa. Neste momento tenho 1 deles em flor; lindo, de flor branca com as pontas das pétalas lilás.
    Obrigado pelas fotos maravilhosas, que alegram alguns momentos cinzentos do meu dia
    Margarida M

    ResponderEliminar
  2. Olá, gostaria que você explicasse sobre a polinização do Dendrobium. Grato. Parabéns pelas orquideas.

    ResponderEliminar
  3. Qualquer planta pode ser polinizada de várias formas: de forma natural por animais, o que é pouco provável numa estufa ou quando não estão no seu habitat natural, por polinização cruzada (vento), ou, então artificialmente. As orquídeas, em cultura, são, quase sempre polinizdas de forma artificial, retirando, com um estilete, as polínias da Antera (orgão masculino) e colocando-as na cavidade do Estigma (orgão feminino),um orgão com aspecto gelatinoso e que fica logo abaixo da Antera. Se, passados dois ou três dias, a flor murchar é sinal de que esta foi fecundada. Este é, contudo, um processo demorado, pois a maturação das cápsulas de sementes, nas orquídeas, é geralmente superior a 180 dias.


    ResponderEliminar