segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pico da Nevosa

Sábado passado presente, dia 04 de Junho, participei, conjuntamente com um grupo de amigos,  numa "expedição" ao Pico da Nevosa na Serra do Gerês, o ponto mais alto desta magnífica serra (1548  metros de altitude) e o segundo mais alto de Portugal continental. O duro percurso de 26 quilómetros valeu bem a pena, não só pelas bonitas paisagens e agradável convívio dos companheiros de viagem, como também pelas descobertas ao longo de toda a caminhada. Pelo início da tarde chegámos ao cume do ponto mais elevado, onde nos deliciámos com as magníficas paisagens, num ângulo de 360º. A forte trovoada que se vislumbrava ao longe "obrigou-nos"  a encetar o caminho de regresso um pouco mais cedo, mas sem percalços de maior. Foi um dia inesquecível.

Alguns aspectos da subida da serra


Vista  do Pico da Nevosa


"Lírio do Gerês" - Iris Boissieri


Tulipas silvestres



Orquídea Dactylorhiza maculata (observar o polinizador, na segunda foto, capturado pelo predador, uma aranha bem dissimulada na flor)


A "Orvalhinha", uma planta carnívora


3 comentários:

  1. Muito Obrigado pelas magnificas fotos, que sitio de excepcional beleza. temos que dar graças por ainda existirem sítios como este em Portugal, onde tudo é volátil...nada é garantido, espero que o fogo nunca destrua este canto lindíssimo do Gerês. Depois são as plantas...que belas orquídeas selvagens, e os Lírios do Gerês, que azul magnifico. Mas as tulipas silvestres, conquistaram-me, sei que são pequenas, mas são tão singelas. Nunca vi nenhuma. Parabéns mais uma vez e obrigado por partilhar!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas belas imagens
    Aquela da "caçada" então tá de mais, não é todos os dias que se consegue uma assim, imagino o "tiroteio" (disparos) que o pessoal fez.
    Um dia tenho de lá ir ..............

    ResponderEliminar
  3. Hola Americo,

    O lugar esta muito bonito y sus fotografias tamben. No pensaba que existe lugares asi em Portugal con una flor tan rica, gosto muito de la carnivora !

    ResponderEliminar