quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dactylorhiza maculata subsp ericetorum

... para todos os gostos.






Os prados de montanha da aldeia de Monte Sta Isabel, em Terras de Bouro, cobrem-se, nesta altura do ano, de orquídeas, sobretudo do género/espécie Dactylrhyza maculata. Caracterizam-se por apresentar um sem número de variedades, tanto no desenho como no colorido dos seus labelos, qual deles  o mais bonito.

2 comentários:

  1. Blogue espectacular. meu blogue www.flores.fotosblogue.com
    Moro junto à serra da arrabida. Louco por orquideas selvagens. meu blogue categoria orquideas selvagens. Cerca 300 visitas diarias. Sabe onde posso encontrar e até quando, dactilorizas. antonio.branco3@sapo.pt
    obrigado

    ResponderEliminar
  2. Esta epécie, Dactyloriza maculata, pode encontrá-la aqui no Norte, em zonas de média altitude (concelhos de Terras de Bouro, Vieira do Minho, Montalegre, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço e outros). A época de floração é todo o mês de Junho até meados de Julho, dependendo da altitude em que se encontram. A Dactylohiza insularis é muito mais rara e pode encontrá-la em Macedo de Cavaleiros (ver no meu Blog Orquídeas do Azibo)e ainda em mais algumas regiões da zona centro em Abril/Maio.

    ResponderEliminar