segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cymbidium iridioides


Natural da China (Himalaias), Índia, Nepal (Himalaias), Birmânia e Vietname, onde pode ser encontrado sobre as rochas ou em árvores das florestas montanhosas, a altitudes entre os 1000 e os 2800 metros.
Trata-se de uma espécie de grande porte, com pseudobolbos ovóides e folhas estreitas, compridas, lineares e lanceoladas. Produz longas inflorescências, com 4 a 20 flores cada uma, de longa duração e ligeiramente perfumadas.
Pode cultivar-se em ambientes temperados/frios, em substratos próprios para Cymbidiuns, constantemente húmidos, mas com redução de regas durante o Inverno.

11 comentários:

  1. Wow... muito bonito!! Este não tenho na minha colecção nem tenho visto por aí à venda!!
    Já o tem há muito tempo??

    ResponderEliminar
  2. José, este é um dos Cimbidiuns mais antigos da minha colecção, com mais de 20 anos. Realmente, ainda não vi recentemente à venda esta espécie,mesmo em catálogos de cultivadores estrangeiros.Há espécies que, mesmo sendo muito bonitas, quase desapareceram do mercado.

    ResponderEliminar
  3. Quando fizer uma mudança de vaso que sobrem alguns pseudobolbos, lembre-se de mim. Tenho cá alguns para a troca...
    ;-)

    ResponderEliminar
  4. Como dividi o vaso que tinha em dois há pouco mais de meio ano, provavelmente só dividirei no próximo ano. Logo que tenha essa oportunidade, oferecer-lhe-ei uma muda com todo o gosto.

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Um Cymbidium diferente e muito bonito! Acho que esse é um dos que originou os mais vulgares híbridos.

    Já agora vejo um abelhão numa flor. Eles costumam polinizar as flores?

    Cumprimentos,

    Sérgio

    ResponderEliminar
  6. Olá Sérgio´
    Não é vulgar haver polinizadores para muitas das espécies de orquídeas exóticas que nós cultivamos. Contudo eu já tenho tido alguns exemplares, de mais do que um género, polinizados, porque desenvolvem cápsulas de sementes. Este Cymbidium é perfumado e daí talvez ter atraído este abelhão que, por acaso, se encontrava na flor, quando a fui fotografar.

    ResponderEliminar
  7. Olá.
    Comprei um Cymbidium muito parecido com o da foto, este ano; talvez seja um pouco mais claro/alaranjado e também é perfumado. Sou uma recém apaixonada por estas maravilhas e esta foi a última aquisição da minha pequena colecção.
    Tenho 12 exemplares diferentes - branco, vários tons de cor-de-rosa, verde, vermelho escuro/castanho - que catalogo por fotos. (sou uma leiga e infelizmente não sei os seus nomes). Tenho pesquizado e aprendido muito nestes blogs e foruns.
    Alguns dividi o ano passado e estão cheios de flores; outros estão a transbordar dos vasos e farei a divisão este ano.
    Estou disponível para trocas de mudas,se alguém estiver interessado.
    Cumprimentos
    Margarida M

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Gostaria muito ter um exemplar desta linda planta. Será possível a venda de um bolbo?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!
      Com pena minha mas, este ano, não vou dividir este Cymbidium. Foi dividido o ano passado e este tem um crescimento muito lento.

      Eliminar
  9. Boa noite, é simplesmente fantástica esta cymbidium, gostava muito que me vende-se ou troca-se alguns pseudobolbos, pois também tenho alguns exemplares muito interessantes e raros,acho que ia gostar deixo o meu número caso esteja interessado 934971423

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Tenho pena, mas não tenho disponível.

      Eliminar