quarta-feira, 24 de abril de 2019

Cattleya mossiae v. coerulea

A Cattleya mossiae v. coerulea é uma bela variedade desta espécie de médio porte, pertencente ao  grupo das unifoliadas, com pseudobulbos cilíndricos e ligeiramente achatados, com uma única folha apical, oblonga, ereta, coriácea e de cor verde acinzentada. As suas inflorescências surgem durante a primavera, sendo compostas por 2 a 5 flores de grandes dimensões e ricamente perfumadas. 

Família: Orchidaceae   Género: Cattleya   Espécie: lmossiae  v. coerulea

Habitat natural: Esta é mais uma espécie do género Cattleya endémica da Venezuela, proveniente de habitats entre os 900 e os 1500 metros de altitude, desenvolvendo-se nas copas das árvores, como planta epífita, em florestas densas e húmidas.




Cultivo: É cultivada montada num tronco de madeira (vinha), na estufa temperada/quente, onde as temperaturas mínimas nunca descem abaixo dos 12 a 14 graus. O ambiente de cultivo é ligeiramente sombreado, mas sempre com excelente luminosidade, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa do ar.
Rego abundantemente e frequentemente nas estações mais quentes e secas do ano e mais espaçadamente quando o tempo está frio e chuvoso. Durante o Inverno rego apenas para não deixar desidratar a planta (uma vez por semana ou menos ainda).
Fertilizo duas a três vezes por semana, com o Akerne Rain Mix, sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água). Durante a segunda metade do Outono e durante a maior parte do Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/cattleuddemannia.htm

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

7 comentários:

  1. Olá,sou apaixonada por plantas com e sem flores,mas sou primeiriça com as orquideas,comecei com as orquideas depois que o meu marido faleceu em desembro,já tenho 4 phalaenopsis e quero das de jardim ou de exterior,e vos pergunto se vendeis,qual o preço e se há possibilidade de enviar para o Algarve...agradeço desde já uma resposta...
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu não vendo orquídeas, porque as minhas são apenas para coleção. Contudo, aí no Algarve, há um bom Garden Center que vende orquídeas. Chama-se: http://www.win-garden.com/

      Eliminar
  2. Olá,sou apaixonada por plantas com e sem flores,mas sou primeiriça com as orquideas,comecei com as orquideas depois que o meu marido faleceu em desembro,já tenho 4 phalaenopsis e quero das de jardim ou de exterior,e vos pergunto se vendeis,qual o preço e se há possibilidade de enviar para o Algarve...agradeço desde já uma resposta...
    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Cattleyas são mesmo perfeitas; dispensam comentários! Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde onde posso conseguir dessa orquidea

    ResponderEliminar
  5. Onde posso adiquirir um exemplar dessa especie

    ResponderEliminar